Um negócio é feito de mudança e coragem!
A Linha Automática de Produção de Máscaras Cirúrgicas de Alta Cadência
Case study - Linha Automática de Produção de Máscaras Cirúrgicas de Alta Cadência
Por vezes, as fases menos boas permitem-nos vislumbrar outros horizontes. Um momento de crise, deve ser encarado como uma oportunidade e sem receio de lançarmo-nos em territórios diferentes.
A APINEQ saiu da sua zona de conforto e reinventou o seu modelo de negócio, em plena pandemia Covid-19.
Ao identificar a falta de capacidade de resposta de produção de máscaras cirúrgicas na Europa, a APINEQ reuniu a equipa e fez nascer o projeto de Produção de Máscaras Cirúrgicas.
Liderados pelo Engenheiro Vaz Martins, o fundador da APINEQ, a equipa de profissionais experientes em inovação e criação de materiais de segurança pública e hospitalar, entregou-se com total compromisso.
Em maio surgiu o 1º protótipo da 1ª máquina de produção 100% nacional, designada de Linha Automática de Produção de Máscaras Cirúrgicas de Alta Cadência, que rapidamente começou a ser exportada.
De configuração modular e de fácil instalação, a linha de produção de máscaras cirúrgicas (com as medidas de adulto) oferece a capacidade de produzir, de forma totalmente automática, máscaras esterilizadas, embaladas unitariamente em plástico ou empacotadas em lotes de 50, em caixa de cartão.
O equipamento é constituído por:
Módulo Formador: produz o corpo da máscara, sendo constituído pelo Armazém de alimentação; alimentação do módulo principal através de bobines de alimentação TNT;
Módulo principal que junta as camadas do TNT, fazendo a dobragem e a soldadura, e por fim, faz o corte da máscara.
Módulo de Aplicação Elástico: que recebe o corpo da máscara e aplica dois elásticos na parte lateral, colocando a soldura do elástico ao corpo da máscara por ultrassons.
Módulo Embalamento e Esterilização: é constituído pela máquina de embalar que envolve as máscaras individualmente em filme plástico e produz a selagem do invólucro, tornando-a totalmente estanque, possuindo um sistema de tratamento de ar inerte no interior. O túnel de esterilização, fechado hermeticamente é equipado com lâmpadas de ultravioletas do tipo UVC com potência regulável.
Módulo Empacotamento: feito em caixa de cartão normalizadas em lotes de 50, sendo as caixas carregadas espalmadas no alimentador. A máquina abre a caixa e aplica a cola nas abas do fundo e faz a dobragem.
Na Apineq, não há desafios intransponíveis.
Agende uma reunião com a nossa equipa
Temos os melhores especialistas para responder a todos os desafios, a qualquer momento.